Relacionamento à distância

840

Só quem já viveu um, sabe: relacionamento à distância não é nada fácil. Eu já vivi e ainda vivo alguns: amigos à distância, família à distância, não importa o grau de parentesco, é sempre muito difícil. A verdade é que se você quer uma pessoa bem, você a quer bem perto. Mas quando o relacionamento em questão é amoroso e quem está longe dos olhos é o seu namorado/noivo/marido, aí sim o nível de dificuldade é elevado à décima potência e ganha um novo nome: desafio. Um desafio dividido em, basicamente, seis etapas:

Etapa 1 – Negação.
Você tenta se convencer de que, assim que vocês se separarem, tudo estará acabado. “Não existe amor que supere essa distância”, você pensa. Muitas de suas amigas concordarão com esse seu primeiro pensamento, e então está decidido: é o fim.

relacionamento distancia girl

Etapa 2 – Insegurança.
Ele diz que quer tentar. Você (desesperadamente) também. Você não quer perdê-lo, mas também não quer perder o seu tempo. E é consumida pelo medo de não saber lidar com a distância, do que os outros vão pensar e, lógico, de ser traída! “Porque, sabe como é, homem não aguenta muito tempo sem uma mulher por perto…” e essa é a frase que vai ecoar durante toda esta etapa (que de todas as seis, é a pior!). Mas, não se preocupe! Nem tudo está perdido e você terá algumas boas amigas para te ajudar a superar esta fase.

_distancia (1)

Etapa 3 – Confiança.
O pior já passou. Vocês decidiram manter esse relacionamento à distância e não têm outra opção: terão que confiar um no outro. Você nunca poderá conferir se ele está mesmo onde diz estar. Não terá acesso ao celular dele. E é neste momento que o relacionamento amadurece e atinge um estágio que muitos casais não conseguem convivendo diariamente: você passa a acreditar no que ele diz, e vice-versa.

_distancia (3)

Etapa 4 – Ciúmes.
Não é porque você confia, que deixa de ter ciúmes. Você sente ciúmes dos amigos dele (das amigas, nem se fala!), dos colegas de trabalho e de qualquer pessoa que esteja mais próxima dele que você. Não se trata mais de insegurança, é ciúmes mesmo, pois eles têm algo que você não tem: a presença dele.

_distancia ciumes

Etapa 5 – Saudades (esta etapa, na verdade, antecede a etapa 1 e permanece, paralelamente, em todas as outras).
Sair com amigos solteiros não lhe cai bem, pois você é comprometida. Sair com amigos comprometidos é um tanto pior, pois estar no meio de casais apaixonados te faz lembrar ainda mais a falta que ele te faz. Então você começa a trocar as baladas pelo skype (ou qualquer outro meio de comunicação que te deixe mais próxima dele). A saudade dói, mas vocês vão aprendendo a lidar com ela…

_distancia tempo

Etapa 6 – Criatividade.
Nenhum casal é mais criativo do que aquele que namora à distância. Você tem guardado um frasco do perfume dele, e ele te observa dormir pela tela do computador. A ausência dói sim, mas ao mesmo tempo te faz valorizar muito mais o relacionamento de vocês. E quando chega nesta etapa, ficar longe não se torna mais fácil, mas vocês encontrarão as formas mais criativas de demonstrar o amor que sentem um pelo outro, e se farão presentes, mesmo ausentes.

_distancia love

E mesmo superando todas essas etapas, muitas pessoas duvidarão deste amor. E falo com propriedade, pois vivi um relacionamento à distância Curitiba-Paris por quase dois anos. Hoje ele mora aqui, no Brasil, nós casamos e todos acham a nossa história muito linda (e é!). Mas me recordo bem, que enquanto ele estava e eu , 95% das pessoas (mais precisamente 97%) duvidava que fosse dar certo. Mas deu, porque nós acreditamos que daria!

_distancia amor

E agora que eu estou vivendo o pós-relacionamento à distância, consigo ainda me lembrar da saudade doída de quando estávamos longe um do outro, e daquela sensação de “fim do mundo” a cada despedida… mas vejo também muitas vantagens: além da confiança que se estabelece, quem namora à distância sabe o que é ter um namorado-melhor-amigo, pois vocês conversarão sobre tudo e sobre todos sempre que tiverem a oportunidade. Quem namora à distância sabe o que é receber uma carta de amor, valoriza os momentos juntos e reconhece a intensidade do verdadeiro sentimento: pois se vocês estão próximos, mesmo quando estão longe, então é amor! Como diria a música: “quem foi que disse que pra tá junto, precisa tá perto?” (ouvi infinitas vezes…). E quando tudo parecer muito difícil, lembre-se: existem casais que se veem todos os dias, mas estão muito mais distantes que vocês dois.

_distancia internet

Por fim, cada relacionamento é um relacionamento e não existe uma receita pronta para que tudo dê certo. Mas se você está vivendo um relacionamento à distância e eu puder te dar um conselho, que seja esse: não dê ouvidos às más línguas e esqueça as fronteiras. “Amar nunca foi um país!” ♥

Texto de Milene da Mata

Novidades

Comentarios

Newchic Women Plus Size Tops