O que o silêncio significa numa relação?

1088
Aposto que pensou rapidamente sobre essa questão e já tem a resposta, porém o silêncio vai muito além da falta de palavras.
Segundo o dicionário Michaelis, algumas das definições para silêncio são: ausência completa de ruídos; estado de quem se cala ou se abstém de falar; recusa de falar ou ainda a abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos.
É mais fácil interpretarmos o silêncio do outro somente como a falta de uma resposta, mas quando paramos para analisar com calma fica claro que atrás da postura fechada frente a uma pergunta tem muitas respostas não proferidas.
Quando relacionamos essa questão com o casamento com certeza nos lembramos de algumas situações pelas quais já passamos ou mesmo ouvimos algum amigo relatar.
Muitos homens ou mulheres sentem uma grande dificuldade em falar sobre sentimentos, um assunto delicado que quase sempre lembra uma discussão aflorada, isso porque acabamos escolhendo um caminho que não é assertivo para se chegar a um bom resultado.
O silencio pode significar tantas coisas que vão além do simples ficar quieto, como não querer expor o que se sente realmente para não machucar o outro, não saber como dizer algo que desagrada, mas o mais importante aqui é deixar claro que quando o outro não responde as nossas indagações também é uma forma de dizer algo.
O silêncio também pode ser sim, pode ser não, e muitas vezes essa forma de ficar quieto deveria ser entendida melhor, pois ficamos em busca de palavras quando na verdade o silencio já diz tudo o que precisamos saber, não é mesmo?
Desta forma precisamos refletir sobre o que estamos procurando – que verdade é essa que queremos tanto ouvir que precisa ser reforçada pelas palavras do outro? Podemos pensar que ao ouvir será mais fácil tomar uma decisão, porém o que se procura é uma dor maior muitas vezes, como se somente desta forma terá coragem para tomar uma atitude.

Dicas importantes para lidar com o silêncio

Não suponha os porquês pelo outro: esse aspecto é muito comum na briga de casais, isso porque sempre “achamos” que o outro fez algo de acordo com nossas referências pessoais sobre um determinado assunto. É importante abrir espaço para ouvir e depois refletir sobre o ponto de vista do outro.
Não culpe o companheiro: jogar a culpa em alguém não irá ajudar em nada na comunicação do casal, precisamos falar do que sentimos, dos porquês, e aguardar a reação e explicação do outro, pois acusar só traz mais mágoa na relação do casal. Caso não ocorra da forma que gostaria, saiba silenciar e tomar as decisões que convêm no momento.
Saiba ler o silêncio: muitas vezes sabemos claramente o que o silêncio quer dizer, porém ignoramos e queremos a comunicação clara. Porém cada um tem uma forma de ser, e se conseguir entender essas mensagens, conseguirá se harmonizar com seu companheiro.
 tumblr_nlbu431X5I1rzs2lno1_500

 

Novidades

Comentarios

Newchic Women Plus Size Tops